Cabelo masculino cresce mais rápido que o feminino?

Cortes de cabelo é algo muito pessoal, mas quem é que nunca cortou mais do que o esperado e depois ficou se lamentando pela demora de crescer novamente o cabelo?

As diferenças entre os gostos femininos e masculinos, quando o assunto é cabelo, são muitas! Mas, além disso, outros fatores diferem um pouco esses tipos de fios: a demora do crescimento de cabelo para homens e para mulheres, a textura e a queda deles.

É isso mesmo, se você é mulher e já reparou que o cabelo de algum homem de seu convívio cresce mais rápido que o seu, você acertou! No homem, o cabelo possui uma taxa de crescimento maior, já que os fios de cabelo masculinos tendem a crescer cerca de 0.349 centímetros por dia, ganhando vantagem em relação ao crescimento capilar feminino, que é de 0.34 centímetros por dia.

O que faz com que haja essa diferença são os hormônios presentes em cada organismo e, também, outros fatores naturais que acontecem no corpo de cada um deles.

Os homens possuem maior resistência devido ao organismo deles suportar a testosterona, que, além de promover a produção de espermatozóides, este hormônio assume influência na saúde capilar dos homens, visto que quando transformada em DHT (dihidrotestosterona) estimula receptores de andrógeno existentes no folículo piloso. A maioria dos casos de homens que apresentam calvície está relacionado à genética.

No caso das mulheres, o corpo delas passa por muitas alterações hormonais ao longo da vida, que vão causando um enfraquecimento do tecido capilar.

Menstruação, gravidez, menopausa, entre outros, são alguns dos responsáveis por essa mudança na característica dos fios. E é justamente esse o motivo que o cabelo feminino demore mais a crescer em relação ao masculino.

Além dessa diferença no crescimento, os fios dos homens e das mulheres se diferem, também, na composição.

O masculino, por exemplo, tende a ser mais oleoso, o que pode ocasionar maior surgimento de caspas, também, ou seja, demanda maior higiene.

O cabelo feminino, em geral, é mais fino que o dos homens, o que também facilita a queda e, é justamente esse o motivo que faz com que homens precisem de mais hidratação do que as mulheres, ainda que o hábito seja menor entre eles.

Ou seja, no caso dos homens que apresentam calvície por volta dos 30 anos, muito provavelmente exista um fator genético por trás, enquanto a queda de cabelo das mulheres vai aumentando ao longo da vida pelos fatores citados acima.

O importante é, desde cedo, cuidar dos fios e do couro cabeludo, para que a saúde do cabelo seja sempre a melhor possível!

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS