Como a alimentação influencia na qualidade dos fios de cabelo?

Por mais que muita gente relacione a má alimentação aos problemas gastrointestinais, muitas outras partes do nosso corpo sentem quando nosso consumo de nutrientes está em desequilíbrio, incluindo nossos fios de cabelo.

É isso mesmo, a má alimentação pode afetar até mesmo na qualidade dos cabelos, isso porque nosso corpo está totalmente ligado e cerca de 97% da estrutura dos fios é composta por proteínas, sendo a principal delas a queratina. Uma alimentação com deficiência deste nutriente pode prejudicar a estrutura do cabelo, deixando-o mais fino ou quebradiço e com menor velocidade de crescimento. Ou seja, consumo frequente de alimentos industrializados, que são deficientes em proteínas e nutrientes, pode ser facilitar a queda e enfraquecimento dos fios.

Uma boa dica para melhorar a qualidade do cabelo é investir em alimentos ricos em minerais e cobre, como por exemplo o camarão, a gema de ovo, leite integral, amendoim, e outros, também ajudam a manter o equilíbrio dos níveis hormonais do corpo atuando em processos que transformam proteína e vitamina em substâncias para o crescimento saudável do cabelo.

Outra forma de ter certeza que a alimentação e nossos fios estão totalmente ligados é que a unidade folicular, capaz de produzir e fazer os fios crescerem, é um órgão muito especial e independente. Ele possui o seu próprio ciclo de crescimento, glândula, músculo, inervação e suprimento vascular só pra ele. Além disso, o folículo possui taxa metabólica altíssima, com um metabolismo mais rápido até do que uma célula cancerígena. Não é de se espantar que uma má alimentação e dietas muito restritivas em suprimento energético e proteínas afetam muito a saúde dos seus fios, né?

Com certeza manter uma alimentação equilibrada oferece ganhos para nosso corpo como um todo!

Caso observe má qualidade nos fios ou uma queda atípica, procure por especialistas que possam te auxiliar, como nutricionista e dermatologista.

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS