Como evitar e tratar pontas duplas?

Não importa o tipo de cabelo, tamanho, corte e até cor, pontas duplas assombram qualquer pessoa.

Mas é possível minimizar esse problema e até acabar com elas, mantenho o cabelo sempre com vida!

O surgimento desse problema acontece quando os fios estão ressecados e desidratados, o que é decorrente da falta de tratamento adequado.

É indicado que sempre haja um corte das pontas do cabelo e uma hidratação correta, principalmente quando se faz o uso frequente de chapinha, secador, alisamentos e tinturas.

Esses cuidados são essenciais para a saúde do cabelo estar sempre em dia. Outros fatores que podem influenciar no ressecamento dos fios e, consequentemente, no surgimento de pontas duplas são: poluição, exposição ao sol, alimentação inadequada e falta de consumo de água.

As técnicas citadas que ajudam a evitar pontas duplas, possuem um motivo para isso.

  • Cortar as pontas regularmente

Cortar as pontas do cabelo, ainda que não mude o comprimento dele, previne o aparecimento das pontas duplas pois, esse corte sendo feito a cada 3 meses, ajuda a fortalecer os fios e renová-los.

  • Hidratação semanal

Não precisa dispor nem de muito tempo e muito menos de muito dinheiro para manter a hidratação do cabelo em dia. É possível que isso seja feito de forma caseira, trazendo um excelente resultado.

Com isso, é possível repor a água dos fios e nutrir o cabelo. Máscaras com vitaminas A e E em sua composição, além de pantenol e aloe vera, são fundamentais para recuperar a fibra capilar.

  • Aposte em cauterização, reconstrução e umectação dos fios

Esses recursos ajudam muito nos cuidados com o cabelo. A cauterização é uma hidratação mais profunda, ela atua “prendendo” a queratina no fio com uma fonte de calor, livrando os fios por mais tempo das pontas duplas.

A reconstrução é feita fio a fio com intuito de reconstruir a fibra capilar apenas uma vez por mês, pois como é feita à base de queratina e aminoácidos, eles não devem estar em excesso no cabelo.

Já a umectação é realizada com óleos vegetais e elimina as pontas ressecadas e evita o surgimento de pontas duplas.

  • Óleos para dormir

Usar óleos ideais para seu tipo de cabelo antes de dormir também é um grande aliado para evitar as pontas duplas.

3 gotas são suficientes para cumprir o objetivo. Busque por óleos que contenham vitamina E, ácidos graxos insaturados que nutrem tanto os fios quanto o couro cabeludo.

As fibras regeneram durante a noite, por isso o resultado é tão bom quando feito o uso antes de dormir.

Essas dicas são valiosas para um cabelo cheio de vida! Procure por produtos ideais para seus fios.

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Facebook
Twitter
LinkedIn