Como identificar um cabelo saudável?

Cuidar da saúde é primordial, todos sabemos. Mas você sabe identificar os sinais de que seu cabelo está saudável? Ou até mesmo, o que significa ter fios saudáveis?

Vamos te explicar um pouco mais sobre esse cuidado que é fundamental para a saúde e, também, para a autoestima e estética.

Para um cabelo ser considerado saudável, alguns aspectos devem ser levados em consideração. Mas, o principal é avaliar se o couro cabeludo está sem lesões ou coceiras, se os fios não quebram com facilidade, e se eles têm brilho e boa penteabilidade.

Ou seja, não basta apenas ser “bonito” para um cabelo ser considerado saudável.

É possível, inclusive, criar uma rotina de cuidados para o cabelo que seja capaz de melhor a saúde dos fios no dia-a-dia e de forma muito prática, com o uso de produtos adequados e seguindo as recomendações básicas como não dormir com cabelo molhado, não prender tão forte, entre outras.

Mas para uma melhor análise da saúde do cabelo, fique atento aos seguintes itens:

  • Brilho

O brilho no cabelo é um bom sinal de saudabilidade. Para que eles tenham essa aparência, alguns fatores são importantes, como a hidratação da fibra, a presença de nutrientes e a distribuição da oleosidade produzida no couro cabeludo por todo o comprimento.

Ao contrário disso, quando está ressecado ou danificado, o cabelo tende a ficar opaco e sem vida.

  • Queda capilar

Apesar de parecer um problema, ter uma queda razoável de fios é mais do que normal, principalmente quando acordamos ou desembaraçamos o cabelo. A queda é quando o fio se solta do couro cabeludo ainda com o bulbo branco na ponta, enquanto fios que simplesmente se partiram são considerados como quebra. Em geral, os médicos consideram uma queda média de 70 a 100 fios por dia em cabelos saudáveis, mas isso pode variar de acordo com a quantidade de cabelo da pessoa.

Quando essa queda aumenta significativamente é bom ficar alerta pois a saúde capilar pode estar comprometida.

  • Descamação do couro cabeludo

O couro cabeludo muitas vezes não recebe a atenção que merece. Ele é muito importante para a manutenção da saúde capilar, pois é a partir dele que os fios crescem e a oleosidade é distribuída pelo comprimento.

Um sinal de saudabilidade do cabelo é quando o couro cabeludo não está ressecado, descamando ou com excesso de resíduos. Quando está em desequilíbrio, o couro cabeludo tende a apresentar caspas.

  • Maciez do cabelo

Outra característica de cabelo saudável é a maciez e a sedosidade dos fios. A cutícula alinhada proporciona esse toque sedoso e um movimento natural, com balanço e leveza, que só tornam as madeixas ainda mais bonitas.

  • Pontas inteiras

Quanto mais comprido for o cabelo, mais danos as pontas tendem a acumular, pois acabam sendo a parte mais antiga do cabelo.

As pontas duplas e quebradiças podem indicar que os fios estão danificados e isso afeta negativamente a saúde do cabelo.

Quem corta as pontas regularmente, tem uma rotina de tratamento em casa e mantém a saúde dos fios em dia, não vai perceber uma diferença tão grande entre o estado da raiz e o das pontas, o que indica um cabelo saudável.

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS