Como o estresse pode causar queda capilar?

Pode parecer exagero, mas estresse é comprovadamente uma das causas de queda de cabelo. E o mais preocupante é que ​​essa queda pode tornar a vida ainda mais aflitiva levando a um agravamento do estado emocional piorando a saúde capilar. Um verdadeiro ciclo vicioso.

Mas afinal, por que isso acontece?

Antes de tudo é preciso saber que cair cabelo é normal desde que esteja dentro da média esperada, de 50 a 100 fios por dia. Essa queda natural acontece para que fios mais “velhos” possam ser substituídos pelos fios novos.

Sob estresse, os níveis sanguíneos de alguns hormônios sofrem alterações. Uma estrutura localizada pouco acima dos rins, a glândula supra renal, responsável pela produção de vários de nossos hormônios, inclusive a noradrenalina e cortisol, é ativada em períodos de risco ou perigo.

Em momentos de estresse, nosso corpo entende que está “em perigo”, por isso acaba usando maior quantidade de energia para partes mais importantes do corpo, como é o caso do cérebro, coração e pulmão, deixando estruturas menos importantes, como o cabelo, em segundo plano. Com a quantidade de nutrientes menor indo para os cabelos, já que o corpo passa a destiná-lo aos pontos vitais, as células produtoras dos fios trabalham constantemente, têm uma alta taxa metabólica e precisam ser “alimentadas” continuamente. Quando passam a receber menos sangue, param de trabalhar e o cabelo, quando para de crescer, cai.

Esse é o real motivo que faz com que o estresse prejudique os fios e interfira, inclusive, na qualidade deles.

É possível que o quadro normalize passado o episódio de estresse. No entanto, a recuperação é lenta.

Os fios, em geral, começam a cair após alguns meses do início do estresse, em média de 3 a 4, por isso, algumas pessoas não acham que tenham relação.

Para evitar esse tipo de queda capilar, é importante manter a saúde mental sempre em dia, buscar hábitos que ofereçam mais calma e tranquilidade, também!

Eliminar o estresse com atividades físicas é uma opção muito vantajosa, afinal, faz bem para o corpo todo!

Mas, se essa queda for acentuada, procure por um especialista e por produtos que possam auxiliar no tratamento dessa queda.

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS