Conheça as causas e cuidados para cabelos oleosos.

Muitas pessoas possuem uma queixa em comum sobre seus cabelos: a oleosidade dos fios!

Esse é um problema muito comum, mas que possui causas e cuidados definidos para minimizar os danos e a aparência ruim.

Alguns cabelos, claro, são oleosos por motivo genético, enquanto outros podem sofrer esse dano justamente por falta de cuidado e limpeza.

As características de um cabelo oleoso são: a necessidade de lavar com maior frequência por conta do brilho excessivo, os fios dos cabelos grudados entre si, o cabelo sem movimento, entre outros.

Como esse tipo de cabelo tende a acumular mais sujeira, o couro cabeludo oleoso aumenta as possibilidades do desenvolvimento da caspa.

Vale ressaltar que cabelos considerados oleosos possuem essas características da raiz até as pontas, que possuem apenas a raiz oleosa, são considerados mistos.

Os cabelos lisos possuem maior tendência de serem oleosos, isso devido à estrutura dos fios.

As responsáveis ​​pela produção de sebo do nosso organismo, que é a oleosidade, são as glândulas sebáceas, presentes em nosso couro cabeludo e pele. Esse processo é natural, mas quando acontece em excesso, causa o aspecto de sujeira, de brilho extremo e perda de movimento nos fios.

Como citado, as causas podem ser genéticas, falta de limpeza e, também, pode ocorrer devido a alguma disfunção hormonal. A boa notícia é que é possível tratar esse problema seja ele decorrente de qualquer motivo.

A primeira medida é escolher o shampoo correto e adequado para cabelos oleosos, os shampoos que dão brilho não são recomendados para esses fios, pois trazem óleos na composição, por isso o indicado é um shampoo sem antioleosidade e com hidratação.

Apesar de muita gente achar que hidratação deixa cabelo mais oleoso, na verdade, ter isso como um hábito constante na sua rotina de cuidados capilares, ajuda a melhorar a oleosidade, pois muitas vezes o couro cabeludo produz mais óleo para repor a falta de hidratação dos fios.

Além disso, não lave o cabelo todos os dias, o excesso de limpeza pode fazer com que a produção de óleos pelo couro cabeludo seja estimulada. O recomendado é lavar o cabelo de 2 a 3 vezes na semana.

Cuidar do cabelo é um sinal de autocuidado!

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS