Efeitos do cloro no cabelo.

Se você é o tipo de pessoa que ama uma piscina e sempre que pode dá um mergulho, queremos te dizer uma coisa: tá tudo bem! A verdade é que a ação do cloro no cabelo pode sim ser muito prejudicial à saúde capilar, mas não se preocupe, porque nós sabemos como cuidar desses fios e te passaremos todas as dicas neste blog. Vamos lá?

O cloro é um componente químico que tem a responsabilidade de manter a água da piscina limpa e protegida contra microrganismos que podem causar doenças, alergias e infecções ou até mesmo fazer a decomposição da matéria orgânica. Se por um lado, o cloro é indispensável na higiene da piscina e proteção contra doenças, ele também traz alguns problemas para a saúde capilar.

Quando entramos na piscina, a tendência é que as células de queratina (que compõem a estrutura dos fios de cabelo) absorvam a água, o que deixa os fios “inchados”. Isso faz com que ocorram algumas aberturas na cutícula capilar, o que facilita a penetração do cloro. É nesse momento que o cloro no cabelo é “perigoso”. Ao ficar exposto ao pH baixo do cloro, os fios podem se tornar fracos, opacos e quebradiços. Além disso, o cloro pode desbotar a cor e até deixar o cabelo propenso a queda.

Mediante a isso, separamos algumas dicas essenciais para que a ação do cloro nos seus   fios não seja tão nociva e permita que o uso de piscinas ou outros locais com a presença reduzida do cloro seja permitida, garantindo a diversão do paciente. Sendo assim, é essencial que:

  1. Tome cuidado com a touca: caso o seu contato com a piscina seja constante, preste bastante atenção na touca que você utiliza para praticar esportes. Como é bem apertada e, geralmente, constituída por látex e outras fibras elásticas, ela acaba gerando um atrito forte com os cabelos, podendo romper as fibras capilares, causando os frizz.
  2. Não dê tempo para o cloro agir: Uma dica essencial é lavar os fios assim que sair da água da piscina antes mesmo que eles sequem – quanto maior a exposição, maior as consequências.
  3. Molhe o cabelo antes de entrar na piscina: a  explicação é que, assim, os fios já estarão saturados de água, evitando que a mistura do cloro com a água seja tão nociva.
  4. Considere utilizar sprays de proteção: utilize produtos em spray com filtro solar e vitamina E ,que impermeabiliza o fio, antes de entrar na água.

Após todas essas dicas, esperamos que você possa cuidar muito bem dos seus fios, para que ele continue crescendo e se mantendo forte e saudável, mesmo em contato com substâncias, que em excesso, podem ser nocivas. A parte mais legal de todo esse cuidado, é saber que é possível garantir um equilíbrio na saúde do seu cabelo e na diversão do seu dia. Afinal, quem é que não ama uma piscininha, não é mesmo?!

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS