Nosso cabelo muda ao longo da vida?

É normal perceber algumas mudanças nos fios com o passar dos anos, podendo apresentar novas espessuras, texturas e formas. É comum, também, que quem possuiu cabelos finos e lisos na infância chegue à adolescência ou à vida adulta com madeixas completamente diferentes. A textura, espessura e densidade do cabelo vai variar de acordo com cada fase da vida, pois essa região passa por um processo de envelhecimento, assim como o resto do nosso corpo. Fatores como mudanças hormonais e anatômicas também influenciam nesse processo.

Existem diferentes etapas e processos que podem atuar na mudança da textura e forma dos fios. A principal fase em que ocorrem alterações no cabelo é na passagem da infância para adolescência, quando o aumento de hormônios causado pela puberdade altera a pele e seus anexos. Além disso, existem outros fatores que também podem influenciar, como um tratamento de quimioterapia ou a gravidez, uma vez que isso acontece graças aos altos níveis de estrogênio presentes em seu corpo.

Após a adolescência, o cabelo parece permanecer igual por um longo período, mas com a chegada da terceira idade, podem ocorrer novas mudanças. Após os 50 anos há uma rarefação natural das madeixas devido, principalmente, ao envelhecimento do corpo e perda de proteína corporal e capilar. O resultado são fios em menor número, densidade e espessura, lembrando que algumas doenças e deficiências nutricionais também podem contribuir para a queda de cabelo, valendo sempre procurar um especialista sobre o assunto.

Os picos hormonais na adolescência e a quebra brusca de hormônios na menopausa são episódios conhecidos pelas mulheres. Mas além dessas fases, o excesso de tratamentos químicos, como descolorações e alisamentos também pode alterar a estrutura dos cabelos de um modo negativo, já que os produtos usados podem causar ressecamento, quebra e opacidade a longo prazo. Para evitar que isso aconteça, a dica é tentar diminuir o uso desses produtos e investir em hidratações capilares – até mesmo caseiras.

Outra dica interessante para os cuidados necessários da sua estrutura capilar ao longo da vida é o acompanhamento com profissionais, bem como a escolha exata dos produtos a serem utilizados. Tenha sempre em mente se ele é oleoso, misto, seco, com química, cacheado, crespo, liso ou com frizz, e a partir disso, invista em cremes compatíveis com seus fios e estilo de vida.

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Facebook
Twitter
LinkedIn