O que é calvície e quais suas causas?

Você já deve ter ouvido falar em calvície, tanto masculina, quanto feminina.

Esse é um problema que afeta muitas pessoas, principalmente com o avanço da idade e, sem dúvidas, atrapalha a autoestima, causando desconforto e insegurança com a própria aparência.

São muitas as causas e tratamentos para cada tipo de calvície e, inclusive, existem formas de preveni-la.

Mas, para começar, vale entender o que, de fato, é a calvície.

A calvície, ou alopecia, é a doença que causa a redução ou a perda total dos fios em determinada área do corpo em que haja pelos. O início da calvície se dá pelo afinamento dos fios de cabelo. O problema continua avançando com o tempo, sempre com fios cada vez mais finos substituindo os anteriores, até que, de fato, param de nascer definitivamente.

As causas desse problema podem ser variadas, e, ter conhecimento disso pode ajudar a prevenir a queda acentuada de cabelo.

Genética

É uma das causas mais comuns e, ao observar as pessoas mais velhas da família, já dá para ter uma ideia se esse pode ser um problema para você, ou não.

Como esse tipo de calvície é mais complexo, é importante ficar atento para quando a queda começar. Procure imediatamente um dermatologista para tratar a situação. Ele pode recomendar alguns tratamentos clínicos ou, em casos mais severos e irreversíveis, o transplante capilar é uma opção.

Cuidado com o cabelo

Ainda que você lave com frequência seu cabelo, ele pode estar sendo higienizado de forma incorreta.

Um dos descuidos que pode causar a calvície é não enxaguar direito os shampoos. O acúmulo de resquícios do produto pode interferir negativamente na saúde do couro cabeludo, causando a queda e o enfraquecimento dos fios.

Outro fator que pode levar à queda dos fios é a oleosidade. O recomendado para esse tipo de cabelo é usar produtos adequados e lavar os fios com maior frequência.

Alimentação

O equilíbrio do nosso corpo é fundamental para a saúde, inclusive para a saúde do cabelo.

O consumo frequente de alimentos industrializados, que são deficientes em proteínas e nutrientes, pode ser facilitar o surgimento da calvície.

Como a má alimentação pode interferir diretamente nos fios de cabelo, causando enfraquecimento e, consequentemente, a queda, a primeira medida a ser adotada é se alimentar melhor, com uma dieta que contenha nutrientes como cálcio, zinco e magnésio, que estão diretamente ligados à saúde capilar.

Para tratar casos de calvície mais leves, podem ser usados cremes, produtos direcionados para queda de cabelo e até outros tipos de medicamentos. Vale ressaltar que é sempre importante ter um acompanhamento médico para isso.

Esteja atento ao comportamento dos seus fios. Eles podem ser reflexo da sua saúde e, até mesmo, dar sinais precoces de que algo não vai bem com eles.

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Facebook
Twitter
LinkedIn