Os cabelos ficam mais bonitos e resistentes na gestação?

Pode não parecer, mas nosso cabelo é uma parte importante do nosso corpo e, assim como alguns órgãos, sofre consequências de acordo com os hábitos, cuidados e momentos que passamos da vida.

Uma fase que afeta diretamente a qualidade e resistência dos fios da mulher é a gestação. A boa notícia é que eles tendem a mudar para melhor, ou seja, é nessa fase que mulheres desfrutam de cabelos resistentes, brilhosos e cheios de volume.

Quando ocorre a fecundação, a placenta começa a produzir o hormônio gonadotrofina coriônica, responsável por estimular os ovários a manter os níveis de progesterona e estrógeno acima do normal. Essa mudança faz com que haja uma série de alterações no corpo da gestante nos meses de gravidez.

O mais comum é começar a notar a melhora na qualidade do cabelo e a diminuição da queda durante o período.

Mas, afinal, você sabe por que isso acontece? Vamos te explicar!

O ciclo capilar é dividido em 3 fases:

  • Anágena

É o período de crescimento dos fios. 90% dos fios costumam estar nessa fase;

  • Catágena

É uma fase de repouso, que dura cerca de 3 semanas e concentra menos de 1% dos fios;

  • Telógena

Nesse período ocorre a queda do fio para que um novo fio comece a crescer. Corresponde a quase 10% dos fios e dura em média 3 meses.

Pensando nesse ciclo, podemos entender a mudança dos fios na gestação. Com a gravidez, as mudanças hormonais prolongam a fase anágena do ciclo capilar, fazendo com que os fios permaneçam mais tempo crescendo, sendo uma mudança perceptível.

Como consequência do aumento do tempo da fase de crescimento, há uma redução proporcional dos fios nas outras fases, inclusive na fase telógena, em que ocorre a queda do fio, por isso eles parecem ser mais resistentes e menos quebradiços.

Então não é um mito que os cabelos ficam mais bonitos na gravidez, isso é mais uma das mudanças do corpo que afetam diretamente o cabelo.

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS