Por que a falta de vitamina D prejudica o cabelo?

Você deve saber o quão importante a vitamina D é para nosso organismo. Ela é considerada um hormônio esteroide que se desenvolve em nosso organismo somente com a exposição ao sol, ou seja, ela não é produzida naturalmente. Para que seja uma absorção suficiente de vitamina D, é necessária a exposição de dez minutos diários antes das 10h ou após às 16h, lembrando que deve ser feita sem o uso de protetor solar. Outra forma de aumentar os níveis desse nutriente em nosso corpo é através do consumo de determinados alimentos ricos em vitamina D, como nos peixes de água salgada (sardinha e salmão, por exemplo); na carne; no leite; nos ovos; na manteiga; nas castanhas e nozes; no feijão; na couve e no espinafre.

A falta dessa vitamina pode ocasionar diversas consequências para nosso corpo e nossa saúde, até mesmo está relacionada à queda de cabelo direta ou indiretamente.

Sim, se você está sofrendo com uma queda de cabelo atípica, pode ser deficiência de vitamina D.

Isso acontece porque essa vitamina desempenha um papel importante no apoio aos processos naturais associados ao crescimento do cabelo, exercendo uma função essencial no ciclo de crescimento do folículo capilar, principalmente na fase de crescimento.

Quando esse ciclo é realizado de forma saudável, os cabelos crescem mais grossos e cheios.

Os sintomas da queda de cabelo associados à falta de vitamina D podem variar e os principais tipo são:

  • Eflúvio telógeno: quando a queda de cabelo é difusa, em toda cabeça, mas principalmente nas têmporas;
  • Alopecia Areata: nesse caso, o cabelo cai em pequenas áreas formando círculos sem cabelo;
  • Alopecia androgenética ou calvície: essa é uma condição genética, muito comum, mas a deficiência de vitamina D pode piorar ainda mais o quadro de pessoas predispostas.

 

A boa notícia é que, no caso da queda de cabelo estar associada à falta de vitamina D no corpo, é possível que seja tratada da melhor maneira.

O primeiro passo quando essa queda de cabelo é notada deve ser a procura por um especialista, no caso um médico dermatologista.

Esse profissional pode determinar a causa de sua queda, ou seja, fazer um diagnóstico correto do problema.

Para os casos onde é constatado que a queda está relacionada à deficiência de vitamina D, o médico poderá seguir com um tratamento indicado levando em consideração a gravidade desse problema, bem como a idade e particularidades da saúde do paciente.

Entre outras formas de tratamento para essa queda, o médico deve indicar a reposição de vitamina D para normalizar os níveis no corpo do paciente.

É possível que haja a recomendação de mudanças na alimentação do paciente, pois isso também ajuda no fortalecimento dos fios.

E, para casos mais graves, é possível a indicação de tratamentos que envolvam suplementos, tecnologias que minimizem a queda e até mesmo, em casos irreversíveis, o implante capilar é uma opção que pode devolver ao paciente a autoestima e a saúde dos cabelos.

Lembre-se sempre do quão importante é a vitamina D para seu organismo, saúde e bem-estar!

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS