A menopausa é a interrupção fisiológica dos ciclos menstruais devida à cessação da secreção hormonal dos ovários. A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce. A principal característica da menopausa é a parada das menstruações. Ao falar dos sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como um problema de saúde. Apesar de poder apresentar dificuldades, o climatério é um período importante e inevitável na vida da mulher, devendo ser encarado como um processo natural, e não como doença.
Entre os inúmeros sintomas da menopausa, um dos que mais assombram a saúde da mulher é a temida queda de cabelo. Por conta da queda brusca da produção de estrogênio pelos ovários, causa a consequente baixa dos níveis de colágeno e, nesta bola de neve, provoca a queda de cabelos. Para que essas mudanças hormonais não causem prejuízo à beleza e saúde de seus fios, é importante que, ao entrar na menopausa, a mulher procure o acompanhamento de um médico especialista.
Para identificar se a queda está mais acentuada que o normal, é importante a observação da própria mulher. Segundo profissionais, não existe um número padrão de queda tolerável para todas as pessoas. Cada paciente conhece seu corpo e tem seu próprio padrão. Mas, ao identificar um aumento, maior que de costume, é importante procurar um dermatologista especializado, que vai ajudar a diagnosticar e iniciar o tratamento.
Além disso, existem diversas causas para queda de cabelo, por isso é muito importante que o dermatologista consiga investigar, examinar e tentar determinar quais são os verdadeiros motivos. Se realmente é a menopausa ou se há uma outra razão, comenta a médica, que esclarece ainda que, ao contrário do que se imagina, a reposição hormonal, nestes casos, não só não é obrigatória como pode até ser uma inimiga dos fios. Ainda, é importante ressaltar que uma boa alimentação é sempre fundamental, pois o cabelo também precisa de calorias, proteínas e micronutrientes adequados.