Por que o uso de química nos cabelos infantis faz mal para a saúde?

Por que o uso de química nos cabelos infantis faz mal para a saúde?

Não utilizar química nos cabelos de crianças parece uma informação óbvia, mas muitos adultos acabam, por desconhecimento, achando que só uma mecha ou um alisamento não vai fazer mal, e é aí que eles se enganam.

Cada vez mais o uso de químicas nos cabelos infantis vem aumentando, seja pela influência da moda ou até mesmo pela permissão dos pais, mas de fato este é um assunto que deve ser tratado de forma correta para que não haja prejuízos para a saúde da criança.

A região do couro cabeludo é muito vascularizada e absorve os produtos em quantidade que pode gerar algum tipo de alergia e até intoxicação.

Produtos químicos utilizados nos tingimentos e progressivas, como o formol, não tem segurança nem permissão estabelecida para uso em crianças por não existir alguma comprovação científica que analise os malefícios causados por essas substâncias a longo prazo.

Além disso, como falado, os produtos podem causar reações alérgicas tanto no couro cabeludo, como no corpo da criança em geral. Um exemplo são as tinturas que podem conter água oxigenada e outros produtos químicos como a amônia que, além de ressecar os fios de cabelo, podem causar problemas alérgicos ou irritativos quando em contato com a pele.

Especialistas recomendam só utilizar química nos cabelos após o fim da adolescência, quando a criança poderá ter um conhecimento maior dos efeitos da química em seu cabelo e, além disso, os efeitos serão menos agressivos para a saúde.

Vale ressaltar que todo processo químico utilizado nos cabelos, demandam manutenção, acompanhamento e cuidados que, muitas vezes, não podem ser realizados pelas crianças, tornando ainda mais prejudicial para o corpo.

Sabemos que as crianças, muitas vezes, possuem acesso a muitas informações, fazendo com que queiram, cada vez mais, ingressar ao mundo adulto. Vale a pena insistir na infância delas, deixar que vivam a fase adulta apenas quando esse momento chegar, além de reforçar, cada vez mais, a beleza natural, destacando características particulares de cada criança e explicando que há tipos diferentes de beleza.

As crianças podem sim começar desde cedo a cuidar de seu corpo e imagem, mas que isso seja de forma leve, sem cobranças e sem química.

Cuidar da saúde das crianças é fundamental para que não haja consequências na vida adulta!

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS