Quais os cuidados e procedimentos podem ser realizados durante a gravidez?

Durante a gestação surgem muitas dúvidas do que é permitido ou deve ser evitado pela mãe fazer para não atrapalhar o desenvolvimento do bebê ou colocar a saúde de ambos em risco.

Os cuidados com os cabelos, em geral, geram muitas dessas dúvidas, apesar de ser possível passar por essa fase com a saúde do cabelo em dia.

Antes de falar sobre o que é possível fazer para cuidar dos fios na gravidez, vale reforçar que, nessa fase, a mulher passa por diversas alterações hormonais que, além de acarretar mudanças de humor e no sono, provocam transformações no cabelo. Enquanto na maioria das mulheres os fios ficam brilhantes e volumosos, em algumas, eles podem ficar ressecados e frágeis, o que é mais raro.

No entanto, muitas mulheres mantêm uma rotina de cuidados com os cabelos, seja por estética ou apenas saúde, mesmo. É preciso estar atenta ao que é permitido ou não durante a gestação.

O exemplo de dúvida mais comum é em relação à coloração dos fios. Mesmo não havendo comprovação científica de que a química presente nas colorações prejudique o feto, muitas mulheres acabam renunciando a elas por orientação médica, inclusive.

Realmente não vale a pena colocar o bebê em risco, por isso, para coloração a solução é utilizar de métodos naturais, como hena (desde que seja 100% natural), tonalizantes (desde que sejam sem amônia) e até mesmo é possível usar a técnica do ombré hair, que garante tingimento dos fios sem contato com a raiz. Independente do que for escolher, é importante consultar o médico responsável e observar se nenhum produto possui amônia.

Outro tipo de procedimento que deve ser evitado é o alisamento ou progressiva, pois em suas composições estão presentes muitas substâncias não recomendadas na gravidez.

Para cuidar dos fios de forma segura, é possível fazer hidratações periódicas, manter a higiene em dia, cortar com frequência as pontas e evitar o uso de acessórios que danifiquem os fios, como secadores quentes e chapinhas, já que não terá tanta possibilidade de tratamento para eles.

Lembre-se sempre de consultar seu médico para eventuais dúvidas, mas, de fato é possível manter a saúde do cabelo em dia durante essa fase tão especial e manter os cuidados de forma responsável e natural.

Compartilhe, divulgue nossos artigos

Facebook
Twitter
LinkedIn