Cuidar do cabelo parece uma coisa óbvia e, sem dúvidas, é algo muito importante a se fazer, afinal, trata-se também de higiene, além de estética.
Mas o fato é que nem todo cabelo é igual, logo, nem todo cuidado capilar deve ser igual. Por isso, saber identificar seu tipo de cabelo e, então, buscar informações sobre como cuidar dele, são fundamentais para a saúde e qualidade dos fios.
As características próprias de cada tipo de cabelo variam, principalmente, em espessura e curvatura, o que faz com que tenham necessidades diferentes.
A divisão dos tipos de cabelo vai de 1 a 4 e cada grupo possui subdivisões.
- Tipo 1
O tipo 1 é o grupo dos cabelos lisos. São os fios que não apresentam curvas, e, por este motivo, tendem a ser mais maleáveis e oleosos na raiz.
Tipo 1A: é fino, leve, “escorrido”, sem volume e com tendência a nós;
Tipo 1B: mistura fios finos e encorpados, e é mais fácil de ser modelado;
Tipo 1C: é brilhante, tem textura grossa e é mais pesado, sendo difícil de modelar.
- Tipo 2
Esse é o grupo dos cabelos ondulados, cabelos com maior tendência de oleosidade na raiz e ressecamento nas pontas. São fios que ficam entre os lisos e os cacheados.
Tipo 2A: possui curvatura quase lisa, uma vez que tem textura fina, leve e mais tendência à oleosidade, porém, se diferencia por ter pequenas ondas semelhantes a um “S”;
Tipo 2B: em geral apresenta frizz, além de ter mais peso e curvatura mais fechada;
Tipo 2C: tem fios de textura grossa, volume e curvatura bem fechada, por isso também é chamado de “encaracolado”.
- Tipo 3
Os cabelos tipo 3, chamados cacheados, possuem um formato mais espiral, fazendo com que a oleosidade da raiz não chegue até as pontas, deixando-as mais ressecadas. Além disso, apresentam mais frizz, mais volume e podem ser opacos.
Tipo 3A: são fios mais pesados que apresentam definição mediana, cachos soltos e mais abertos em relação aos demais, por isso também ganha bastante movimento;
Tipo 3B: esse tipo de curvatura apresenta raiz ondulada, é bastante definido, volumoso, simétrico e com cachos mais fechados, porém com maior tendência ao ressecamento;
Tipo 3C: os fios costumam ser finos e com cachos bem fechados, definidos e grudados.
- Tipo 4
Os cabelos crespos fazem parte do tipo 4. Eles apresentam cachos menos enrolados quando comparados aos cacheados, já que suas curvaturas são bem fechadas, por isso, também, são bem mais secos, quebradiços e frágeis.
Tipo 4A: Sua maior característica é quando está molhado, pois ele mantém os cachos. Eles são cacheado desde a raiz do fio e tem muito volume;
Tipo 4B: Possui cachos pequenos, em formato “zigue-zague” com volume expressivo, mas nem sempre são naturalmente definidos;
Tipo 4C: mais fino e mais frágil, com formato “zigue-zague”, também, entretanto, quase não tem definição e o volume é sua marca.
Depois de conhecer os tipos de cabelos, é fundamental que identifique qual o seu e, então, pesquise o tipo de cuidado necessário para ele.